quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

[MUSICA] Retrospectiva 2011: R&B / Hip-Hop

0 comentários

O Ano de 2011 no R&B/Hip-Hop: Lil Wayne e Nicki Minaj Reinam Supremos



Podemos chamar Lil Wayne e Nicki Minaj companheiros de gravadora, mentor e pupilo, empregador e empregado. Ou simplesmente chamá-los de "os dois maiores Artistas do R&B/Hip-Hop de 2011".

Lil Wayne conquista o topo do ranking graças ao seu Nº 1 Álbum de R&B/Hip-Hop do Ano, "Tha Carter IV", junto com suas quatro músicas em 1º lugar e outras 22 dentre a lista de mais ouvidas em 2011. Essa é a primeira vez em que o Lil Wayne consegue ficar em 1º no Top Álbuns do Ano, sendo que em 2008 conseguiu apenas on 2º lugar com o álbum "Tha Carter III" ficando atrás do "As I Am", da Alicia Keys.



Se receber o prêmio de Melhor Artista em Ascensão na Billboard não fosse o bastante para deixar Nicki Minaj em um estado de êxtase, os resultados da Retrospectiva Musical 2011 vão ser mais que suficientes. A Boneca Barbie ficou bem pertinho do Wayne na lista dos Artistas do Ano por causa do grande sucesso do seu álbum de estreia, "Pink Friday", que ficou seis semanas em 1º lugar no Top Álbuns de R&B e de seis músicas no Top 10 de Músicas R&B/Hip-Hop, incluindo a Nº 1 "Moment 4 Life", com o Drake. Além de segundo lugar no Top Artistas de R&B/Hip-Hop do Ano, o álbum "Pink Friday" também terminou em segundo, atrás do "Tha Carter IV" no Top Álbuns R&B/Hip-Hop do Ano.



Durante seu discurso de agradecimento ao prêmio que recebeu da Billboard, Minaj falou sobre os obstáculos enfrentados para conseguir estabelecer seu espaço em um gênero masculino, como o Hip-Hop. Sua determinação e atitude não-sexista valeram a pena em 2011 pois ela ganhou o 1º lugar no Top Artistas de Rap do ano, passando na frente de Lil Wayne, Drake e Kanye West. Ela é a primeira mulher a receber a coroa desde a Missy Elliott em 2000. 11 anos depois, a Nicki pintou a coroa do rap de rosa em honra às mulheres do gênero.

A retrospectiva de 2011 da Billboard baseia-se nos rankings dos mais vendidos de 4 de Dezembro de 2010 a 26 de Novembro de 2011. As categorias do Top Artistas R&B/Hip-Hop do Ano são contabilizadas a partir do Top Músicas e Top Álbuns R&B/Hip-Hop, além de vendas de faixas, bilheterias de turnês e audições online.

A música "Sure Thing" do cantor Miguel ficou no topo da lista de Músicas R&B/Hip-Hop do Ano, sendo a segunda vez em cinco anos que uma faixa de um disco de estreia consegue a proeza. Em 2007, "Lost Without You", do então estreante Robin Thicke fez o mesmo. A Kelly Rowland conseguiu seu primeiro Top 10 e primeiro Nº 1 desde 2002, com "Motivation".


Chris Brown desafiou aqueles que torciam contra e voltou com tudo em 2011, ganhando o prêmio de Artista do Ano de Músicas R&B/Hip-Hop, com duas faixas no Top 10 de Músicas: "Look At Me Now" (com Lil Wayne e Busta Rhymes) que passou seis semanas no 1º lugar na posição Nº 3 e "She Ain't You" na posição Nº 10. Ambas fazem parte do álbum "F.A.M.E." que estreou no topo do Top Álbuns R&B/Hip-Hop em Abril. Além disso, "Look At Me Now", a primeira vez em que o Brown fez um rap, ainda terminou o ano sendo a Música de Rap mais ouvida de 2011.


Wiz Khalifa leva o trofeu de Artista Revelação de R&B/Hip-Hop do ano. Seu grande sucesso "Black and Yellow" foi bastante ajudada pelo Pittsburgh Steelers no campeonato Super Bowl. Ainda assim, o Wiz ainda emplacou mais oito faixas nas listas de mais vendidas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2012Circuito POP Entretenimento com entretenimento.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...