Pela primeira vez, uma mulher recebeu os três maiores prêmios das listas de fim de ano da Billboard: 1º lugar no Top Artistas do Ano, no Top Albuns do Ano e no Top Músicas do Ano. A mulher, é claro, é a Adele; o álbum, "21"; e a música "Rolling In The Deep". Desde que a Billboard adicionou a categoria de Top Artistas do Ano à sua retrospectiva em 1981, nenhuma mulher havia conseguido ganhar a tripla coroa até esse ano.
A retrospectiva musical da Billboard de 2011 foi baseada na performance nos charts a partir de 4 de dezembro de 2010 até 26 de novembro deste ano. O Top Artistas do Ano registra os mais bem sucedidos contabilizando as vendas de álbuns e singles, bem como as audições online, em rádios e ingressos de turnês.
Antes de 2011, apenas 4 artistas haviam levado as três maiores categorias. Em 2004, o Usher alcançou o feito com seu álbum Confessions e a música "Yeah!" (com Lil Jon e Ludacris). No ano anterior, foi o 50 Cent com o álbum "Get Rich or Die Tryin'" e a música "In Da Club." Antes disso, o George Michael, conquistou o prêmio triplo com o álbum "Faith" e a faixa-título em 1998; e o grupo Ace of Base em 1994 com o álbum e a faixa "The Sign".
Além da Adele, a única vez em que uma mulher ganhou o 1º lugar no Top Álbuns e Top Músicas foi em 1993, onde a Whitney Houston reinou com a trilha sonora do filme "O Guarda-Costas" e o clássico "I Will Always Love You".
Adele simplesmente dominou os charts da Billboard em 2011. O álbum "21" lançado em 22 de fevereiro (nos EUA) estreou em 1º lugar e passou 13 semanas não-consecutivas no topo da lista. Dois dos singles, "Rolling in the Deep" e "Someone Like You", passaram, respectivamente, sete e cinco semanas no topo da lista de músicas mais ouvidas.
Embora o "21" possa certamente retornar à primeira posição, estas 13 semanas já alcançadas marcam o maior número de semanas que um álbum permaneceu no topo dos mais vendidos desde que a trilha sonora do filme "Titanic" ficou por 16 semanas em 1998.
A vitória de Adele como Artista do Ano em 2011 também reescreve a história: este é o terceiro ano consecutivo em que uma mulher recebe este título, sendo o período mais longo em que elas ocupam este posto. Adele segue as honras de Lady Gaga (2010) e Taylor Swift (2009).
Também em 2011, é a primeira vez em que as quatro primeiras posições do Top Artistas do Ano são mulheres. Atrás da Adele, temos Rihanna, Katy Perry e a campeã do ano passado, Lady Gaga, nas posições de 2 a 4. Com certeza, este foi o ano das mulheres nos charts pop.
Enquanto as mulheres dominaram o Top Artistas, o homem mais bem-sucedido foi o rapper Lil Wayne em 5º lugar. O álbum "Tha Carter IV" aparece em 6º lugar no Top Álbuns, enquanto seis músicas suas aparecem no Top Músicas (nas posições 21º, 23º, 41º, 47º, 53º e 95º).
Ainda sobre o Top Músicas, abaixo de "Rolling In The Deep", temos "Party Rock Anthem" (com Lauren Bennett e GoonRock) do LMFAO em 2º lugar. Esta foi a primeira música do grupo a ficar no Top 10 e passou seis semanas em 1º lugar durante o verão americano. Atrás do LMFAO, nas posições 3 e 4, estão dois singles #1 da Katy Perry: "Firework" e "E.T." (com Kanye West).
Um artista possuir duas músicas em posições altas do Top Músicas do Ano tem sido algo recorrente nos últimos anos. Em 2009, Lady Gaga e Black Eyed Peas dominaram as quatro primeiras posições, cada um com duas músicas. Aliás, o grupo Black Eyed Peas apareceu apenas na posição Nº 11 sendo a primeira vez na história da Billboard em que não há uma dupla ou grupo entre o Top 10 Artistas do Ano.
Texto original: http://www.billboard.com/#/features/the-year-in-pop-adele-makes-history-1005644432.story
0 comentários:
Postar um comentário