terça-feira, 3 de maio de 2011

[MUSICA] REVIEW: Chris Brown - "F.A.M.E." (2011)

0 comentários
TEMA DA SEMANA: Discos que ficaram em 1° lugar nos EUA em 2011


"F.A.M.E.", quarto disco do cantor Chris Brown, foi o primeiro de sua carreira a estrear em 1º lugar na parada da Billboard na semana de seu lançamento, vendendo 270 mil cópias, o segundo maior número em vendas em uma semana em 2011, até então. O disco, em sua edição comum, traz 13 faixas, que vão das baladas R&B que o deixaram famoso a algumas faixas eletrônicas, estilo este que grande parte dos artistas atualmente está experimentando.



Representando o R&B, temos "Deuces" (faixa 1) e "No Bullshit" (faixa 3) com instrumentais sexy que condizem com o tema de cada uma. Na primeira, ele canta ressentido após o fim de um relacionamento. Já em "No Bullshit", ele promete fazer amor durante a noite inteira e afirma não estar mentindo ("it ain't no bullshit").

"Look At Me Now" (faixa 4), produzida pela dupla Diplo &Afrojack, é a faixa com mais sonoridade "hip hop das ruas" e é um dos grandes destaques do disco tanto pelo instrumental fodástico quanto pelos raps velozes dos convidados Busta Rhymes e Lil' Wayne, além de um improviso do próprio Chris. Um grande hip hop que deixaria Jay-Z, Kanye West e Swizz Beatz com inveja!

Logo em seguida, temos "She Ain't You" (faixa 5), adorável canção que utiliza sample de "Human Nature" do Michael Jackson, do qual Chris Brown é fã declarado e discípulo dedicado. Devo admitir que, apesar de minhas objeções quanto ao uso do sample, o resultado é agradável e, acima de tudo, respeitoso.

"Say It With Me" (faixa 6) e "Oh My Love" (faixa 11), ambas produções do Billboard, são empolgantes! Estrofes levadas por batidas pesadas de hip hop e refrões viciantes num ritmo eletrônico criativo.

Falando em eletrônico, "Yeah 3x" (faixa 7), um dos maiores hits desse álbum, foi a música que indicou ao público que o cantor estaria mudando a direção de sua música, migrando do Hip-Hop/Rap/R&B para o dance, assim como vários outros artistas têm feito recentemente, como The Black Eyed Peas, Kelly Rowland e Usher. Porém, além de "Yeah 3x", só há mais uma música nesse estilo: a ótima "Beautiful People" (faixa 13), que encerra o disco com chave de ouro com essa produção magnífica do Benny Benassi. Uma observação que fica é que a voz do Chris Brown está praticamente irreconhecível, o que provavelmente seja mais um motivo pelo qual a música seja tão boa. 

"Next To You" (faixa 8), parceria com o Justin Bieber, é uma balada do jeito que os dois costumam fazer individualmente e, juntos, o resultado é ainda mais proveitoso. Tem grande potencial para ser um hit, levando em consideração a soma do número de fãs de cada um dos dois. Uma curiosidade: durante a música, por vários momentos, as duas vozes se confundem por serem bastante parecidas. Os dois tem vozes um tanto infantis. Na verdade, a única coisa que distingue um do outro é... bem... a puberdade. Além de "Next to You", outra bonita balada romântica é "Should've Kissed You" (faixa 12).

Em "All Back" (faixa 9), uma balada rock, é uma faixa sobre querer alguém de volta. A faixa surpreende por ser madura como as baladas que o Drake costuma fazer. Nas músicas menos interessantes do disco, o problema está no excesso de sensualidade. Nas românticas "Wet the Bed" (faixa 10), com participação do Ludacris, e "Up 2 You" (faixa 2), o que deveria ser suave e devagar acabam soando sofrido e arrastado, mas nada que estrague todo o contexto do disco.

POR QUE FICOU EM 1º?
Além do esforço de seu grupo de fãs fieis e de já ter se passado um tempo desde o escândalo da briga com sua ex, Rihanna, os primeiros singles "Yeah 3x" e "Deuces", lançadas antes do disco, estavam indo bem nas paradas, o que indicava que o "F.A.M.E." estava sendo bem esperado pelo público em geral. Aliás, sobre o escândalo, o Chris Brown parece ter aprendido a lição após o mega fracasso do seu último disco "Graffitti", de 2009. Na época, as músicas eram carregadas de sentimentalismo barato, indiretas ao caso, e o pior, tentativas nada sutis de colocar a culpa do ocorrido na cantora. Dois anos depois, aqui no "F.A.M.E.", ele retorna ao sucesso, fingindo que nada aconteceu. Ao que parece, o público está de acordo com ele. Afinal de contas, quem lembra é quem apanha.

TOP 3:
MELHORES FAIXAS: "Deuces", "Look At Me Now", "All Back".
MINHAS PREFERIDAS: "Deuces", "Say It With Me" e "Love the Girls" (faixa bônus da versão deluxe).
OUÇAM TAMBÉM: "She Ain't You", "Should've Kissed You" e "Beautiful People".


"Quem bate tem mesmo é que esquecer!"

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2012Circuito POP Entretenimento com entretenimento.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...