Amel Bent é uma cantora francesa, de pai argelino e mãe marroquina, que foi descoberta no Nouvelle Star 2, versão francesa do mais-que-conhecido American Idol. Embora tenha sido eliminada nas semi-finais do programa, os produtores reconheceram seu talento, a contrataram, e em 2004, ela lançou seu CD de estréia chamado "Un Jour d'Eté" (em bom português, Um Dia de Verão).
Este album vendeu mais de 550,000 cópias somente na França, devido principalmente ao grande sucesso do single "Ma Philosophie".
Ao ouvir o cd, me senti realmente em um dia de verão.
Mas não numa praia calorenta, vendo gostosonas suadas desfilarem de biquíni, e sim no meio de um daqueles cortiços arrumadinhos da França, vendo as crianças brincarem na rua, cantarolando cantigas de roda, numa sensação de frivolidade eterna. E é essa a atmosfera que o disco inicia com a faixa "Je Suis", com direito a coro de crianças cantando lalalalala...
Falando de cada uma das faixas (aquelas que contém um asterisco são destaques e têm link para download):
01. "Je Suis"
Ótima faixa para começar o CD. Alegre, com letra simples e melodia que remete à infância.
Nota: 7,5
02. "Ma Philosophie" *
Primeiro single do CD, fez enorme sucesso na França, e com razão. A música é divertida e com uma boa dose de apelo adolescente.
Nota: 9,0
03. "Le Temps Passe" *
Minha faixa favorita do CD! Uma declaração de amor cantada de forma envolvente, à la Corinne Bailey Rae. Viciei horrores!
Nota: 10,0
04. "Le Droit à L'Erreur"
Muito boa também! Essa faixa evidencia a boa voz da Amel, que consegue passar na voz toda a emoção que a letra dessa música carrega consigo.
Nota: 8,5
05. "Mes Racines"
Com uma batida divertidíssima, nessa música Amel Bent (que aparece como compositora) fala sobre o orgulho que tem de cantar sobre suas origens.
Nota: 9,0
06. "Ne Retiens Pas Tes Larmes" *
Ótima balada! Foi o segundo single, nem tão bem sucedido qto o primeiro, ainda assim, uma faixa que merecia ter feito sucesso.
Nota: 9,5
07. "Pardonnez-Moi"
Faixa triste e cansativa, onde a Amel pede para que a perdõem pelos seus erros e defeitos. Dispensável.
Nota: 3,0
08. "J'Attends"
Nessa faixa, ela repete insistentemente "J'attends", dizendo que vai esperar até alcançar seu sonho. Chata!
Nota: 5,0
09. "Quand Elle Chante"
Com uma introdução deliciosa, essa música, onde a Amel tbém aparece como compositora e que aliás tem um ar de Bossa Nova, fala sobre uma garota/mulher que, apesar do sofrimento do dia-a-dia, se sente bem quando canta.
Nota: 8,0
10. "Auprès Des Miens"
Faixa alegrezinha que fala sobre alcançar a felicidade pessoal.
Nota: 7,0
11. "Partis Trop Tôt" (featuring Kery James)
Essa faixa, cujo título seria algo como "Partiu Muito Cedo", é dedicada à familiares de pessoas que sofreram acidentes na estrada. Assunto sério, tratado de forma frívolo. Ah, e o refrão é confuso. A nota a seguir é apenas pela batidinha da música.
Nota: 5,0
12. "Je Me Sens Vivre"
Música com refrão cantado por um coro, e que não adiciona nada demais ao conteúdo do CD.
Nota: 4,0
13. "Ne Retiens Pas Tes Larmes" (piano voix)
Versão Voz e Piano da Faixa 6. É ótima para percebermos a clareza e potência da voz da Amel, e para sentir toda o poder da letra da música, que fala basicamente sobre "Não Retenha Suas Lágrimas", ou seja, acabe-se de chorar qdo vc estiver precisando.
Nota: 9,0
O que eu gostaria de frisar é o seguinte: a Amel me tocou, porque ela me lembra a Katharine McPhee em vários aspectos.
Ambas cantam muitíssimo bem, ambas foram semi-finalistas de programas de talentos, e o mais curioso: ambas assinam seus nomes na composição das melhores músicas.
Pode parecer só coincidência, mas as músicas em que o nome da Amel aparecem nos créditos (Ma Philosophie, Le Temps Passe, Mes Racines, Quand Elle Chante), são as PER-FEI-TAS.
Ou seja, ambas sabem fazer o que é bom! (pena que não sejam reconhecidas como mereceriam)
NOTA DO CD: 7,27
P.S. Caso haja mais de 10 comentários, aí eu posto o link pro CD completo.
Bjus, me liguem e/ou comentem! xD
0 comentários:
Postar um comentário